Qual Arduino comprar para o seu projeto? Conheça os tipos de Arduino
É fato que o Arduino revolucionou a forma na qual desenvolvemos nossos projetos, seja pela facilidade de programar o microcontrolador, ou seja pela facilidade de conectar ele a outros dispositivos devido ao grande número de bibliotecas disponíveis.
Agora, existem diversos tipos de Arduino no mercado e isso pode causar certa confusão em quem está começando! Por esse motivo aqui vou te explicar certinho como escolher o Arduino ideial para o seu projeto! Vamos lá!
Os mais famosos – Arduinos de “entrada”
Vamos começar pelos Arduinos mais populares, que, apesar de serem considerados de entrada, nós podemos fazer muitos projetos complexos com eles.
O Arduino UNO
Esse é sem dúvida o Arduino mais famosos disponível, por isso a quantidade de Shields disponíveis para ele é enorme, também existe muito material na internet sobre ele, por esse motivo eu recomendo que você comece a aprender com esse cara aqui.
Esse Arduino já possui em sua placa o conversor USB-Serial MEGA16U2 que permite que você o programe diretamente pela USB do computador, sem precisar de um conversor a parte. A principal vantagem desse Arduino é que ele possui conectores que dão fácil acesso aos terminais do microcontrolador, facilitando a conexão de módulos e a circuitos na protoboard.
Esse Arduino é baseado no microcontrolador Atmega328P-PU, que trabalha com tensão de 5V, possui 14 portas digitais, sendo que 6 podem ser usadas como saídas PWM, e 6 portas analógicas. A alimentação (selecionada automaticamente), pode vir da conexão USB ou do conector para alimentação externa (recomendável 7 à 12 Vdc).
A velocidade de trabalho é um fator importante na hora de escolher o Arduino ideal para seu projeto, esse trabalha com uma frequência de clock de 16MHz.
Essa placa vem com um soquete que permite a fácil remoção do microcontrolador, o que facilita quando queremos utilizar o microcontrolador em projetos dedicados. Também existe a versão SMD dessa placa onde o microcontrolador vem soldado diretamente na placa e só pode ser removido com a dessolda.
Escolha esse Arduino para começar a aprender, pois como ele fica fácil montar e desmontar circuitos e também existe muitos materiais e Shields para ele na internet.
Para saber mais sobre o Arduino UNO visite o site oficial
O Arduino NANO
Quando se fala em especificações técnicas, como número de pinos digitais, tensão de trabalho, frequência de clock, esse Arduino é praticamente idêntico ao Arduino UNO pois ele possui o mesmo microcontrolador o Atmega328P, só que em outro encapsulamento, nesse caso SMD. A única diferença é que nesse encapsulamento o Atmega328P-AU possui dois pinos analógicos a mais, o que totaliza 8 pinos, que no encapsulamento do Arduino UNO que possui somente 6. Esse, além de vários outros, pode ser o motivo de preferencia desse Arduino ao invés do UNO para seus projetos.
Além de possuir duas portas analógicas a mais, esse Arduino é bem mais compacto que o UNO, tornando ideal para aplicações onde o tamanho é importante. Graças a possuir pinos esse Arduino também pode ser facilmente encaixado diretamente na protoboard ou em PCIs.
É incomum, mas você também pode encontrar o Arduino NANO com o microcontrolador Atmega168P-AU, nesse caso tudo é igual ao Atmega328P, tirando a quantidade de memória disponível que no caso do Atmega168P-AU (16KB de memória flash, 1KB de SRAM e 512Bytes de EEPROM) é metade de que no Atmega328P (32KB de memória flash, 2KB de SRAM e 1KB de EEPROM).
Escolha esse Arduino se o seu projeto precisar de tamanho reduzido, duas portas analógica a mais, mas que ainda sim necessite de um conversor USB-Serial integrado para facilitar a atualização constante do firmware (programa que você grava no microcontrolador).
Para saber mais sobre o Arduino NANO visite o site oficial
O Arduino Pro Mini
Essa placa também trabalha com o microcontrolador Atmega328P-AU, por esse motivo possui as mesmas especiações técnicas que o Arduino NANO, com a diferença que ele não possui 2 portas analógicas a mais. Esse projeto é ótimo para aplicações onde é necessário algo mais permanente e também onde não será necessário a atualização constante do firmware. Ele não possui um conversor USB-Serial integrado, logo, para programá-lo deve-se utilizar um externo, ou um Arduino UNO sem o microcontrolador por exemplo.
Essa placa pode ser encontrada com o microcontrolador Atmega328P-AU trabalhando tanto com um clock de 16Mhz como clock de 8MHz. Utilizar a versão que trabalha com 8Mhz tem algumas vantagens, como:
- Pode trabalha com tensões menores: 0 – 8MHz: 2.7 até 5.5V enquanto de 0 – 16MHz somente de 4.5 até 5.5V;
- Consome menos energia pois trabalha mais lentamente.
Escolha esse Arduino se o seu projeto for algo mais permanente (montado em PCI) e precisar de tamanho super reduzido, sem a necessidade de atualização constante de firmware. Caso sua aplicação não precise de alta velocidade e necessite de baixo consumo a versão em 8Mhz é uma boa.
Para saber mais sobre o Arduino Pro Mini visite o site oficial
Arduino MEGA
Esse Arduino é uma espécie de versão bombada do Arduino UNO, porém, é baseado em outro microcontrolador o Atmega2560. Ele possui 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 16 portas analógicas. O clock é de 16 Mhz, possui conexão USB e conector para alimentação externa. Se comparado com outros Arduinos citados acima, possui muito mais memória: Flash 256KB SRAM 8KB EEPROM 4KB. Também possui 4 portas de comunicação serial UARTs, contra somente 1 dos Arduinos citados. Ele opera com tensão de 5V.
Escolha esse Arduino se o seu projeto for grande e necessitar de muitas entradas e saídas, tanto digitais como analógicas. Caso queira se comunicar com mais de um dispositivo via UART ele é uma ótima opção. A velocidade de processamento é a mesma do Arduino UNO 16Mhz.
Para saber mais sobre o Arduino Mega2560 visite o site oficial
Arduino DUE
A primeira coisa que já vou citando aqui para você não acabar queimando seu Arduino Due é que esse trabalha com 3.3V, se você conectar 5V diretamente nele, ou conectar uma Shield que trabalhe com 5V, você pode danificar seu Arduino Due. Então preste atenção.
Esse Arduino é baseado no microcontrolador AT91SAM3X8E. Esse é o primeiro Arduino que possui processador com arquitetura do tipo ARM com 32 bits, outros citados possuíam arquitetura do tipo AVR.
Ele possui 54 portas digitais, dos quais 12 podem ser usados como saídas PWM, 12 entradas analógicas, 4 UARTs (portas seriais de hardware), frequência de clock de 84 MHz, uma conexão compatível com USB OTG, 2 DAC (conversor digital para analógico). Possui 512 KB de memória Flash e 96 KB de SRAM. O bootloader já vem gravado de fábrica em uma memória ROM dedicada.
O forte desse Arduino é a velocidade de processamento, são 32 bits, rodando a 84Mhz contra 16Mhz dos outros Arduinos citados acima.
Escolha esse Arduino se o seu projeto for grande e necessitar além de de, muitas entradas e saídas, tanto digitais como analógicas, processamento rápido. Caso queira se comunicar com mais de um dispositivo via UART ele é uma ótima opção. Caso precise converter dados digitais para analógico com qualidade, esse Arduino possui 2 DCAs. Com esse Arduino você pode facilmente emular um mouse e um teclado pois ele possui porta USB integrada diretamente no microcontrolador.
Para saber mais sobre o Arduino Due visite o site oficial
Arduinos para internet das coisas IOT
Arduino MRK WIFI 1010
O Arduino MKR WIFI 1010 é perfeito para conectar seu projeto a internet via WIFI devido já possui o módulo integrado a sua placa, ele também possui um circuto BMS (Battery Management System) que permite alimentar o Arduino utilizando uma célula de Li-Ion ou Li-Po.
O processador principal da placa é um Arm® Cortex®-M0 SAMD21 de 32 bits de baixo consumo, como nas outras placas da família Arduino MKR. A conectividade WiFi e Bluetooth® é realizada com um módulo da u-blox, o NINA-W10, um chipset de baixa potência operando na faixa de 2,4GHz. Além disso, a comunicação segura é garantida por meio do chip de criptografia Microchip® ECC508.
Escolha esse Arduino se o seu projeto não necessitar de tantas portas analógicas e digitais, e principalmente se seu projeto necessitar de conexão com WIFI e Bluetooth.
Para saber mais sobre o Arduino MKR WIFI 1010 visite o site oficial
Arduino MRK GSM 1400
Com o Arduino MKR GSM 1400 você pode mandar SMS e utilizar internet via rede de celular 3G o que é ideal para aplicações que não tenham WIFI, mas que ainda sim seja necessário transmitir dados via internet. Ele também possui um circuto BMS (Battery Management System) que permite alimentar o Arduino utilizando uma célula de Li-Ion ou Li-Po.
O processador principal da placa é um Arm® Cortex®-M0 SAMD21 de 32 bits de baixo consumo, como nas outras placas da família Arduino MKR. A conectividade GSM / 3G é realizada com um módulo da u-blox, o SARA-U201, um chipset de baixa potência operando nas diferentes bandas de celular (GSM 850 MHz, E-GSM 1900 MHz, DCS 1800 MHz, PCS 1900 MHz). Além disso, a comunicação segura é garantida por meio do chip de criptografia Microchip® ECC508.
Para saber mais sobre o Arduino MKR GSM 1400 visite o site oficial
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor o mundo do Arduino e te possibilitar escolher o Arduino ideal para seu projeto, poupando tempo e dinheiro. Para mais informações sobre mais placas Arduino, veja o vídeo abaixo:
Te vejo nos próximos artigos!
Um comentário
Wesley
Posso usar o arduino nano na cnc 3.0?