Arduino

Quantos módulos o Arduino UNO pode alimentar de uma vez só? Corrente máxima que ele pode fornecer

No SUPER teste de hoje você vai descobrir qual é a corrente máxima real que você pode consumir dos pinos de alimentação do Arduino UNO. Com base nessa informação você será capaz de dimensionar corretamente quantos módulos você pode alimentar com o Arduino, além de claro, garantir que seu projeto não terá falhas de alimentação e que você não irá danificar seu Arduino ou seu computador.

Para os testes foi utilizado um Arduino UNO com regulador de tensão 5V AMS1117, regulador de tensão 3.3V S2QA, Fusível Resetável 506D, CI Amplificador operacional com marcação 74TI M5L e MOSFET de chaveamento da alimentação USB/Jack A1SHB.

Atenção: Como citado no vídeo a medição de temperatura estava abaixo da Real devido o sensor de temperatura ter saído de posição. Porém, a conclusão dos testes continua exatamente as mesmas, tendo em vista que o regulador, nas condições do teste, suportou as correntes testadas em vídeo sem desarmar. Só o que muda no final das contas é que a temperatura do regulador de tensão 5V do Arduino é maior que a mostrada no vídeo, mas não o suficiente para fazer ele desarmar por temperatura. Eu refiz os testes com o sensor de temperatura na posição correta e abaixo do vídeo você encontra tabelas que, dentre outras coisas, mostram a temperatura Real dos reguladores.

Os valores de corrente apresentados nas tabelas são valores máximos suportados pelo Arduino e recomendo sempre operar abaixo desses valores para ter margem de segurança.
A temperatura ambiente influencia todos os valores, no momento dos testes a temperatura ambiente era de 23°C. Quanto maior a temperatura ambiente, menos corrente o Arduino pode fornecer de forma geral.

Abaixo as tabelas que mostram qual a corrente máxima que você pode consumir do pino 5V do Arduino quando alimentado pela USB e pelo conector Jack juntamente com demais informações:

Tabela 1 – Corrente Máxima Fornecida pelo Arduino no Pino de 5V – Alimentação via USB
Tabela 2- Corrente Máxima Fornecida pelo Arduino no Pino 5V – Alimentação via Conector JACK/VIN Logo

Abaixo a tabela que mostra qual a corrente máxima que você pode consumir do pino 3.3V do Arduino quando alimentado pela USB. Para saber a limitação de corrente do pino 3.3V quando alimentado pelo conector Jack/Vin você deve levar em consideração a corrente suportada pelo regulador de 5V para cada tensão, como mostrado na Tabela 2, já que o regulador de 3.3V é alimentado pelo regulador de 5V.

Tabela 3 – Corrente Máxima Fornecida pelo Arduino no Pino de 3,3V – Alimentação via USB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *